Na educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes, portanto constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
(BRASIL, 2017, p. 42)
A contação de histórias na Educação Infantil pode compor um recurso didático e dar suporte as práticas pedagógicas, tendo o professor e a criança como protagonistas, auxiliando na concretização das intencionalidades educativas em cada período etário. Ou, simplesmente fazer a criança viajar pelo mundo da imaginação. Contar histórias é uma prática antiga. Que está se perdendo conforme a tecnologia se torna parte de nossa vida diária. Nesse sentido, tendo a escola um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança, precisa fazer da narração de contar histórias um hábito.
O ato de contar histórias pode acontecer de diversas maneiras. Compartilhando histórias pessoais ou lendo histórias de livros em seu tempo livre. Mas existem algumas maneiras de dar vida a uma história, como: variar seu tom de voz, criar personagens com materiais recicláveis ou usar a linguagem corporal para expressar, retratar e imitar uma história. A forma como você prepara e estrutura o ambiente incide na maneira de como a criança irá se envolver, prestar atenção e entender a mensagem que você deseja transmitir.
Andreia Poleza Pera. Pedagoga. Trabalha 13 anos no Centro Educacional Prisma com Educação Infantil. Pós-graduada em: Educação Infantil; Séries Iniciais; Gestão Escolar.