A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor. Para adquirir uma atitude descontraída com os textos, é importante também que o aluno manuseie livros e outros impressos, que tente ler e adivinhar o que está escrito. (MINAS GERAIS, 2004, p. 42).
O trabalho com a literatura estimula a criança e possibilita a relação e interação com a vida em sociedade, considerando que atualmente tem-se a necessidade de ler em praticamente todas as situações, ao utilizar os programas de redes sociais ou uma simples placa ou anúncio nas ruas, como Soares (2004) analisa: a literatura é fundamental para a vida como prática social.
Diante das dificuldades que os professores enfrentam em apresentar livros para os seus alunos que não sejam escolhas dos próprios alunos fica claro a aversão que a leitura dos clássicos causa, desenvolvendo assim uma leitura obrigatória que acaba sendo realizada como uma atividade imposta pelo professor e que pouco permite o aproveitamento do aluno.
Para que haja um bom rendimento entre o professor e aluno com a literatura clássica deve-se desenvolver atividades para que façam com que o aluno perceba a importância deste tipo de leitura em especial, sendo por meios de recurso na internet ou livros digitais, na qual o aluno tem mais acesso e familiaridade.
Percebe-se que cada vez mais o professor é um grande mediador entre o aluno e a leitura, resultando em alunos leitores que podem ou não continuar sendo leitores depois de sair da escola, porém deve-se perceber que durante este período em específico a criança está em constante formação de pensamentos críticos e gostos próprios, o que torna primordial apresentar diferentes formas e práticas de leituras para se estimular ao máximo a criação de um novo leitor.
Sendo assim é necessário que a criança desperte o interesse pelo ato de ler de uma forma prazerosa nos espaços escolares e familiar indo a biblioteca e livraria, tendo também como modelos os adultos a sua volta para que esse ato de ler seja um modelo de ações que o transforme em leitor frequente.