A partir de um texto informal trago algumas contribuições da professora titular emérita Magda Soares referente as diferenças entre alfabetização e letramento.
Segundo Magda Soares (2003), “Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” No processo de letramento é necessário que o indivíduo tenha contato constante com a leitura, o que pode ser feito por meio de jornais, revistas, livros, letras de músicas, quadrinhos e quaisquer outras fontes que permitam uma reflexão sobre o que foi lido.
É nesta perspectiva que o professor alfabetizador se posiciona instigando a letra inicial, a letra final, número de letras e sílabas das principais palavras do texto lido. Não podemos esquecer que nosso código alfabético possui sons e que estes sons muitas vezes se pronunciam de formas diferentes.
Para representar os sons da língua que falamos, utilizamos as letras do alfabeto. Em certos casos, som e letra mantêm uma correspondência. O som /v/, por exemplo, (de “vaca”) é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som. Em suma nossa língua possui regras ortográficas e gramaticais que irão acompanhar os estudantes por boa parte da construção do sistema de leitura e escrita.
Veja o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a alfabetização, lembrando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Quais habilidades da BNCC para alfabetização?
Segundo a BNCC, no final
do processo de alfabetização, o aluno deve ter adquirido as
seguintes habilidades: Compreender diferenças entre escrita e
outras formas gráficas (outros sistemas de representação);…
Ensino Fundamental
- Oralidade;
- Análise Linguística/Semiótica,
- Leitura/Escuta;
- Produção de texto.
Então sabemos que a alfabetização é um processo de aprendizagem no qual a criança ou adulto desenvolve a habilidade de leitura e escrita, enquanto que o letramento se ocupa na função social desta leitura e dessa escrita. Esses dois processos, devem caminhar juntos.
Professora Maria Clarice Pereira
Pedagoga e Pós graduada em Séries iniciais; Educação Infantil; Inclusão e Educação Especial.
Professora do 2º ano do Ensino Fundamental I, do Centro Educacional Prisma