Com o isolamento social devido à pandemia fica mais difícil dar aquele empurrãozinho nos estudos dos seus amigos. Veja 5 dicas para tentar reverter isso
Seja na escola ou no cursinho, algo que ajuda a manter a motivação e continuar estudando é o apoio de quem está vivendo esse momento com você. Os amigos que também estão prestando vestibular podem ser ótimos aliados na hora dos estudos, para ajudar com dúvidas e para relaxar de vez em quando, fazendo o dia a dia render mais.
Mas, por causa da quarentena, ficou mais difícil manter o mesmo contato e é normal sentir falta da rotina que tinha com seus amigos por perto. E, somado a uma série de outros fatores, isso pode acabar afetando seus estudos ou o dos seus amigos.
Por isso, conversamos com Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, e Edvaldo Lopes, coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), e separamos algumas dicas para incentivar seus amigos, mesmo a distância.
Segundo Lopes, diferentemente da geração que não cresceu com as redes sociais, de modo geral, os adolescentes estão mais familiarizados com as ferramentas e os códigos dos contatos virtuais e, por isso, não encontraram grande resistência ao contato remoto. “O que traz mais angústia nesse momento são as incertezas sobre os próximos encontros”, diz.
Para amenizar a distância, a principal ferramenta é a tecnologia. Você pode marcar encontros virtuais frequentes, com amigos que também estão na mesma sala ou se preparando para o mesmo exame, por exemplo, e organizar uma conversa por videochamada para conversar e estudar.
Falcão ressalta que outra forma de manter esse vínculo é marcar seus amigos em publicações nas redes sociais, artigos e quaisquer conteúdos digitais que você goste. “É muito importante que haja o encontro virtual com câmera aberta e o contato com os amigos nesse tempo não deve parar”, diz o especialista.
Organize-se
Crie um horário, uma agenda fixa de encontros virtuais para poder conversar e estudar com seus amigos.
Relaxe um pouco
Separe parte do tempo desse encontro para falar de amenidades, compartilhando experiências, alegrias e tristezas. É importante desabafar com alguém que esteja passando pelo mesmo desafio que você, ainda mais nesse momento que estamos vivendo.
Muito foco
Em relação à parte de estudos, cada encontro deve ter um foco. Defina os temas que serão estudados previamente. Quanto melhor for definido o foco de estudo do encontro, mais produtivo ele será. Confira aqui mais dicas fazer o estudo render com seus amigos.
Saiba ouvir
Respeite o momento de fala do amigo. No meio virtual, perdemos algumas expressões corporais e o atraso na conexão pode gerar ruídos na comunicação, então saiba fazer pausas e deixar seus amigos falarem também. Lembre-se que os dois precisam de apoio.
Prioridades
Separe um tempo para se dedicar ao encontro e respeite ao máximo o tempo estabelecido para a conversa. Tente não apressar a conversa ou desmarcar várias vezes.